Tipos de implantes dentários
Quem perdeu grande parte dos dentes certamente já se interessou pelos tipos de implantes dentários existentes no mercado. Eles possuem diversos benefícios, como a não-rejeição do corpo ao implante, tempo aproximado de apenas 30 minutos para cada um durante a cirurgia e a possibilidade de duração eterna do implante caso o paciente continue fazendo o cuidado bucal adequado.
Por outro lado, esse procedimento ainda é caro e não é realizado por convênios odontológicos por se tratar de um tratamento estético. Dessa forma, quem optar por colocar algum dos tipos de implantes dentários deve estar ciente que, ao todo, a cirurgia não será muito barata.
Quais são os tipos de implantes dentários?
Apenas o profissional que irá realizar a cirurgia consegue indicar qual é o melhor implante de acordo com cada paciente. De qualquer forma, alguns dos tipos de implantes dentários são:
- Implante curto: esse tipo de implante serve para quem não possui uma quantidade óssea suficiente e não deseja fazer enxerto ósseo, que torna todo o procedimento mais caro. Ele possui dimensões bem pequenas e perfuração mínima na estrutura óssea;
- Titânio: o cilindro de titânio é o tipo mais comum de implante dentário. O material é altamente resistente, leve e compatível com o organismo;
- Zircônio: especialistas da implantologia acreditam que esse material pode ser um substituto no futuro ao titânio, mas atualmente ele ainda é pouco utilizado e os estudos a respeito desse produto como implante são inconclusivos. Por outro lado, nota-se que a sua cor branca é semelhante ao dente e também é bastante resistente.
Exames pré-operatórios
Antes de realizar a inserção de algum dos tipos de implantes dentários, o paciente necessita realizar uma bateria de exames para que o profissional avalie se ele pode ou não realizar o procedimento. Comumente os exames pré-operatórios exigidos são:
- Radiografia panorâmica para que o dentista analise a altura óssea do local onde será feita a cirurgia;
- Tomografia computadorizada para saber exatamente a largura e altura do osso;
- Exames complementares, como exames de sangue para verificar possíveis alterações.
Antes de realizar esse procedimento, é importante que o paciente esteja com a saúde bucal em dia. Ou seja, que não tenha nenhuma cárie superficial, cárie no canal, tártaro e outros problemas bucais. Para isso, recomenda-se a contratação de uma assistência odontológica que possa arcar com os procedimentos bucais pré-operatórios necessários. Com a Ideal Odonto, o cliente pode realizar esses e outros diversos procedimentos na área da odontologia por meio de um atraente custo-benefício.