SISO INFLAMADO PRECISA DE CUIDADOS ESPECIAIS
Os dentes do siso costumam aparecer entre 16 e 20 anos, e quando surgem, podem causar uma inflamação e inchaço do local. O siso inflamado necessita de cuidados especiais em seu tratamento, além de que limpá-los corretamente precisa fazer parte da rotina de higiene, pois alguns problemas podem surgir, como por exemplo, uma inflamação.
OS PRINCIPAIS SINTOMAS DE SISO INFLAMADO, SÃO:
- Gengiva inflamada ao redor do dente;
- Dor e dificuldade para mastigar;
- Dificuldade para abrir a boca ou engolir;
- Febre com temperatura acima de 37,9 °C.
QUANDO É PRECISO EXTRAIR O SISO INFLAMADO?
O dentista deve examinar a posição do dente do siso inflamado para ver se ele emergiu completa ou parcialmente as gengivas. Ele também deve avaliar o estado da gengiva ao redor do dente. Caso o siso ainda não tenha saído, o médico pode solicitar um raio-X para localizá-lo. Esses fatores influenciam na necessidade ou não da remoção do dente. A extração também pode ser necessária se a infecção for muito grave.
Dependendo da posição do dente do siso inflamado, a extração será conduzida pelo dentista ou por um cirurgião oral. O dentista poderá aplicar uma anestesia local para a remoção do dente. Para evitar futuras infecções, é essencial manter uma boa higiene oral. O primeiro passo é escovar os dentes cerca de três vezes ao dia com uma escova com cerdas macias. As escovas com cerdas rígidas são abrasivas demais e podem desgastar o esmalte dos dentes.
A recuperação completa da extração do dente do siso inflamado pode demorar até uma semana, mas esse período pode variar de acordo com a complexidade da cirurgia e o número de dentes retirados. Após o procedimento, deve-se evitar alimentos quentes e preferir os gelados, não fazer bochechos e nem usar enxaguante com álcool, além de manter o repouso de atividades físicas entre 5 dias após a extração, ou de acordo com as orientações do médico. Nem todos os dentes do siso precisam ser extraídos se não estiverem causando problemas. Um dentista pode ajudá-lo a decidir se a extração é a melhor opção para o caso de siso inflamado.