Siso dente que nasce tardiamente
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o siso dente é o dente do juízo, não é mesmo? Essa característica se dá pelo motivo dele nascer muito tardiamente, por volta dos 16 aos 20 de anos de idade.
O siso dente é um dente molar que está ao lado dos maxilares. Como eles nascem muito tarde, onde os dentes já estão todos nos seus devidos lugares é muito comum que o siso dente entorte os demais, visto que está em busca de um lugar para estabelecer na boca. Daí é que entram os casos de necessidade de extração dente siso.
Mas afinal, quando é necessário extrair siso dente?
Para você saber quando é necessário extrair o siso dente é fundamental que o dentista seja consultado, uma vez que, ele é o único profissional que consegue diagnosticar a situação do siso dente na boca de cada paciente e indicar o melhor momento para que seja feita a extração.
No entanto, os casos mais comuns de necessidade de extração dente siso são os seguintes:
- Cáries;
- Periodontite;
- Infecções;
- Periodontite;
- Trauma dentário;
- Diabetes;
- Quando for necessário colocar aparelho ortodôntico.
Como é realizada a extração do siso dente?
Tratamento odontológico muito comum de acontecer, a extração siso dente necessita ser realizada por um dentista, que conforme cada caso irá optar pelo uso de anestesia geral ou anestesia local.
Basicamente, a extração siso dente é muito rápida e ágil de acontecer. No entanto, o pós operatório da extração siso dente necessita um pouco mais de cuidado, visto que estamos tratando de uma extração de um dente que já estava fixado na boca.
O mais recomendado após a remoção do dente siso é que o paciente morda de maneira suave um pedaço de gaze, por 30 a 45 minutos com o objetivo de estancar todo o sangramento que possa ser proveniente do procedimento odontológico.
Quais os sintomas do pós operatório de extração siso dente?
No pós operatório da extração de dente siso os sintomas mais comuns são:
- Febre;
- Inchaço;
- Dores latejantes.
Apesar de serem sintomas muito incômodos, é comum que eles apareçam logo após a cirurgia. No entanto, quando eles continuarem persistentes o indicado é que o dentista responsável pela cirurgia seja procurado o mais rápido possível, a fim de remediar de maneira imediata essa dor e também, verificar o motivo dela estar acontecendo.
O siso dente quando causa incômodos desnecessários o indicado é que seja extraído logo. Por isso, não esqueça de visitar regularmente o dentista pois só ele pode indicar o melhor tratamento de acordo com cada caso. A Odonto Cases te auxilia a manter visitas regulares ao dentista por meio da contratação de um plano odontológico, entre em contato e saiba mais detalhes.