Periodontite avançada tem cura
Provavelmente você já ouviu falar em doença periodontal. Ela nada mais é do que ã afecção que acomete o dente e toda a estrutura que o envolve, como a gengiva e o osso gengival. Seu início se dá com a falta de uma boa higienização bucal, que pode provocar o surgimento da placa bacteriana.
Com o tempo, essa placa pode se solidificar e se transformar em tártaro. Nesse estágio, apenas o dentista pode removê-la. Caso ele não o faça, as bactérias presentes no tártaro entram em contato com a gengiva e causam gengivite.
Na sequência, essa inflamação gengival pode virar uma periodontite, que é quando começa a prejudicar o osso que sustenta os dentes. O caso mais grave é quando ela evolui para um nível avançado.
Mas não é preciso se desesperar. A periodontite avançada tem cura.
Entendendo cada estágio
A periodontite avançada tem cura. No entanto, é importante conhecer cada fase que antecede essa doença para que não se precise chegar a este quadro inflamatório.
- Gengivite: é a inflamação da gengiva. Geralmente há vermelhidão, sangramento e incômodo ao escovar os dentes. Devido a isso, muitas pessoas acabam abrindo mão da escovação por acharem que estão machucando ainda mais a região. Se tratada a tempo, pode voltar ao normal sem que haja nenhum dano aos dentes.
- Periodontite: nessa fase, a inflamação já tomou conta da gengiva e do osso recoberto por ela. Porém, ainda não significa que a dentificação será muito danificada. Mas é preciso correr para fazer o tratamento da doença e melhorar a higienização da boca.
- Periodontite avançada: é a fase mais grave da doença periodontal. Se não tratada por um bom profissional o quanto antes, ela pode causar a perda dos dentes, afetando a autoestima e prejudicando toda a estrutura bucal. Além disso, a comunicação também pode ser afetada caso os dentes atingidos sejam os da frente.
Periodontite avançada tem cura: como fazer
Não tem jeito. A periodontite avançada tem cura e pode evitar que você perca seus dentes. No entanto, é muito importante que após o tratamento recebido pelo profissional, você cuide fielmente da sua saúde bucal.
- Escove os dentes após as refeições religiosamente.
- Não abra mão do fio dental. É que que consegue alcançar lugares onde a escova não chega.
- O antisséptico bucal não deve ser usado como substituto da escovação. O papel dele é complementar o processo e combater as bactérias.
- A língua também merece atenção. Escove-a bem para evitar a formação de bactérias nessa região.
A periodontite avançada tem cura, mas depende de você evitar que ela dê os primeiros sinais. Por isso, visite seu dentista pelo menos a cada seis meses para que ele possa cuidar da sua saúde e garantir que você tenha o melhor sorriso. É a melhor forma de não se preocupar se a periodontite avançada tem cura.
.