PERIODONTITE: INFECÇÃO PODE DANIFICAR AS GENGIVAS E DANIFICAR ÓSSEA MAXILAR
Uma doença periodontal infecciosa e bacteriana, a periodontite é uma comum e causa uma grave infecção e pode levar a perda dos dentes devido à fragilidade óssea maxilar.A periodontite é comum, mas bastante evitável. Geralmente, é causada por má higiene oral. Para diferenciar a periodontite de uma gengivite deve-se observar no paciente a estrutura dos dentes, sua idade e fatores como se está grávida, fuma ou tem antecedentes familiares que possuem periodontite.
OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA PERIODONTITE
Os sintomas incluem gengivas inchadas, vermelhas e sensíveis, bem como:
- Aftas;
- Tártaro;
- Mau hálito;
- Sangramento durante a escovação e uso do fio dental;
- Recuo das gengivas, dando a impressão de dentes mais compridos;
- Pus entre a gengiva e o dente;
O MELHOR TRATAMENTO PARA A PERIODONTITE É A PREVENÇÃO
O dentista é o responsável por diagnosticar a periodontite. Para o diagnóstico determinando o estado do dano da doença e sua causa, geralmente é realizada exames para diagnosticar a periodontite como: o exame clínico feito através de uma anamnese clínica e análise do histórico da doença. Já o exame físico detecta os sinais da doença, com a averiguação e palpação das bolsas periodontais.
O tratamento inclui limpeza profissional das bolsas ao redor dos dentes para evitar danos ao osso circundante. A limpeza é o primeiro processo pelo qual a maioria das pessoas com periodontite passarão. Pela gengiva estar sensível, é muito provável que o processo seja doloroso, principalmente se for sem anestesia ou com o tártaro muito calcificado. Entretanto, o processo é extremamente importante, já que a limpeza remove o tártaro e as bactérias causadoras da irritabilidade da gengiva.
Casos avançados podem exigir cirurgia como: a Redução da bolsa periodontal, onde o especialista levanta a bolsa periodontal e expõem as raízes dentárias. O objetivo é realizar uma limpeza mais eficaz da área afetada. Depois da limpeza, é realizada a sutura da gengiva no seu devido tamanho e lugar. Cada caso possui uma especificação diferente, mas muitos dentistas costumam indicar antibióticos. A função deles é eliminar ou evitar o crescimento das bactérias.