COMO TRATAR MANCHA AMARELA NO DENTE DO BEBÊ
Os pais sendo marinheiros de primeira viagem ou não, uma mancha amarela no dente do bebê pode causar muita preocupação. A maioria deles, tem a sensação de que algo não está certo com a criança, e as desconfianças podem levar a descoberta de que essas manchas podem ser o início de uma cárie no dentinho de leite.
A desmineralização do esmalte pela ação de ácidos das bactérias que utilizam principalmente, a sacarose como fonte de energia, faz com que essa substância se quebre formando o ácido lático, que muda o PH do dente e começa a corroer o mineral, formando a mancha amarela no dente do bebê. O diagnóstico caseiro tem suas dificuldades, pois o dente está coberto pelas placas bacterianas já instaladas, tornando mais difícil a avaliação.
É recomendada uma visita ao odontopediatra especializado, para cuidar da prevenção da mancha amarela no dente do bebê, que fará uma boa profilaxia nos dentinhos, uma melhor avaliação até das cavidades que estavam escondidas e agora ficam mais expostas com a limpeza, revela a situação do esmalte ou cárie que necessita de tratamento adequado, como as restaurações, prevenção e orientação da limpeza periódica.
IDENTIFIQUE A MANCHA AMARELA NO DENTE DO BEBÊ
Descobrir na maioria das vezes o que está de errado com os dentes das crianças, inclusive o que pode ser uma mancha amarela no dente do bebê, leva muito tempo, mas, é possível começar a perceber quando:
- Apresenta muita sensibilidade nos dentes;
- Apresenta muita irritabilidade;
- Aparece uma mancha amarela no dente do bebe;
- Falta de apetite, por sentir dor ao mastigar os alimentos.
NADA DE MANCHA AMARELA NO DENTE DO BEBÊ
Os bebês fazem sua primeira visita ao dentista quando os dentinhos começam aparecer, e precisa repetir a consulta a cada seis meses, para que o tratamento dos dentes e a prevenção de manchas amarelas no dente do bebê, seja válida. No caso de aparecerem cáries e elas não forem tratadas por cometerem um dente de leite, esse problema pode vir a prejudicar o dente permanente com outras manchas e deformações.
Fazer o acompanhamento correto dos dentinhos de leite, previne a formação deficiente do esmalte e da dentina, evitando a mancha amarela no dente do bebê. As visitas precisam ser constantes, até o nascimento de todos os dentes, que termina por volta dos dois anos de idade, porém, as consultas ao dentista devem permanecer durante toda a vida.
Muitos pais demonstram preocupação com a mancha amarela no dente do bebê, mas, por um equívoco ou falta de informação e conhecimento, não encorajam-se a começar as visitas com a criança no consultório dentário, por tratar-se de dentes de leite que irão cair e não dos permanentes, que requerem maior atenção. Vale lembrar que os pais devem ter cuidados redobrados com a higiene bucal nos primeiros anos dos filhos, já que os bebês e as crianças não tem controle sobre a limpeza bucal adequada.