Dicas para cuidar de mancha amarela no dente da frente
Poucas coisas causam mais constrangimento do que estar com uma mancha amarela no dente da frente. Nem dá para esconder, pois qualquer abertura mínima da boca irá mostrar a mancha. Este problema pode te atrapalhar até em conversas, por causa do desconforto estético. Um dente amarelo causa tanto problemas porque ele geralmente está associado aos maus cuidados higiênicos.
Antes de mais nada, saiba que a mancha amarela no dente da frente pode ter aparecido por duas razões. A primeira é o tártaro, formado pela calcificação de placa bacteriana. A outra tem ver com o desgaste natural do esmalte do dente, que é intensificado com a idade e o consumo de certos alimentos.
Quer saber como eliminar uma mancha amarela no dente da frente? Confira abaixo:
Identificando e removendo mancha amarela no dente da frente
O primeiro passo é procurar um dentista. Apenas ele poderá diagnosticar a origem dessa mancha amarela no dente da frente. Em caso de tártaro, o procedimento correto é desinfeccionar o local e removê-lo por meio de raspagem. É importante procurar assistência profissional, pois um tártaro não cuidado poderá resultar em:
- Infecções na gengiva;
- Gengivite;
- Abscessos dentários;
- Mau hálito.
Em caso de mancha amarela no dente da frente por desgaste do esmalte, os tratamentos sugeridos serão estéticos. Existem clareamentos dentais feitos com moldeiras de silicone e gel branqueador, além do moderno tratamento com luz laser, que produz resultados imediatos. Também há a opção da lente de porcelana, uma faceta muito fina que é colada no dente para esconder a coloração dele, entre outros problemas. Importante frisar que estes tratamentos estéticos não estão relacionados com a saúde dos dentes
Evitando problemas com dentes amarelos
Apesar de uma mancha amarela no dente da frente ser sintoma de duas coisas diferentes, a forma para prevenir que a mancha apareça é a mesma. Basta cultivar bons cuidados de higiene bucal, como escovação dos dentes três vezes ao dia e uso diário de fio dental.
Nesta situação, é interessante evitar alimentos que aceleram o desgaste do esmalte dos dentes. Entre eles estão doces açucarados, café e refrigerante. Substâncias como álcool e café também devem ser consumidas em menor escala.