Gengivite pega: verdade ou mito
Gengivite pega? Um dos rumores relacionados a essa infecção é de que se você beijar na boca uma pessoa que tem gengivite, esta doença poderá ser transmitida para você. Esta condição é caracterizada pelo acúmulo de placa bacteriana na boca do paciente. A concentração elevada de bactérias pode provocar infecções, e se não tratada pode levar à uma periodontite - estágio mais avançado da doença na gengiva.
Antes de saber se gengivite pega, é necessário entender como a doença se manifesta. Os sintomas são conhecidos e a condição é facilmente identificada. Popularmente, a gengivite é identificada pelo aumento de sensibilidade da gengiva, que pode ocasionar em sangramentos durante a escovação dos dentes.
E aí, quer saber se gengivite pega? Leia mais abaixo:
Transmissão e outros riscos: gengivite pega?
Apesar do que se diz por aí, gengivite pega apenas pela má saúde bucal, ela não é transmissível de uma pessoa para outra. A placa bacteriana é uma película quase imperceptível que se instala nos dentes quando a higiene bucal não é feita corretamente, e ela é a responsável pela incidência do problema.
Entre os cuidados necessários para evitar o acúmulo de placa bacteriana e consequentemente a gengivite estão:
- Escovar os dentes com atenção três vezes ao dia;
- Fazer uso de fio ou fita dental diariamente;
- Usar enxaguante bucal antisséptico.
Além disso, mantenha uma rotina de visitas ao dentista. O profissional pode ajudar você a cuidar melhor de seus dentes, e também esclarecer melhor sobre alguns pontos do questionamento "gengivite pega". É recomendado que você marque ao menos uma consulta a cada semestre.
Gengivite e outras doenças
Mesmo que não exista essa coisa de "gengivite pega" a doença pode estar associada com a transmissão de outros problemas. Isto porque, entre os sintomas dela estão feridas e sangramentos na boca, portanto, é uma possibilidade que doenças cujo contágio está ligado ao contato direto com o sangue de outra pessoa sejam facilitas pela gengivite.
A principal preocupação dos pesquisadores e médicos é que a gengivite poderia propagar a AIDS. Existem relatos de que pessoas se contagiaram com a doença por causa de feridas na boca de ambas pessoas. Entretanto, ainda não há comprovação desta condição. De qualquer forma, tome cuidado! Se constatar gengivite, procure um dentista.