QUANDO FAZER A EXTRAÇÃO DE DENTE
Com os avanços tecnológicos na área da medicina odontológica, há muito tempo se evita fazer a extração de dente, cada vez menos frequente, indicado para casos extremamente específicos. Quando realizadas por recomendações específicas do dentista, a sedação e feita com anestesias mais eficazes e avançadas técnicas odontológicas, o desconforto para o paciente é bem menor.
Para estas recomendações específicas da extração de dente geralmente são relacionadas a várias razões e problemas como: acidentes ou traumas, posicionamento incorreto dos dentes que podem ser revertidos se diagnosticados com antecedência. A extração de dente ocorre com mais frequência nos adultos decorrentes de problemas dentários, nas crianças os dentes decíduos ou dente de leite, é necessária em algumas circunstâncias. O dente do siso em casos específicos também é recomendado a exodontia ou extração de dente. Podem ocorrer a extração de um ou mais dentes na mesma cirurgia (exodontia múltipla) e não há contraindicação para pessoas saudáveis.
QUANDO É RECOMENDADO FAZER A EXTRAÇÃO DE DENTE
- Quando fraturado na raiz, quebrado ou partido;
- Quando ocorre necrose pulpar;
- Quando há mobilidade acentuada nos dentes, consequência de periodontite avançada;
- Quando dente do siso está incluso ou semi-incluso;
- Quando necessita de intervenção ortodôntica para alinhar os dentes, pode extrair um ou mais dentes.
COMO PLANEJAR A EXTRAÇÃO DE DENTE
Para alguns procedimentos de extração de dente, o cirurgião dentista pode ministrar medicação ao paciente antes e depois da exodontia. A medicação conta com antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios ou até mesmo controladores de ansiedade dependendo do caso.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e o procedimento conta com potentes analgésicos local, de aplicação confortável, às vezes é aplicado gel anestésico para não sentir nem as finas agulhas, bem tolerados pelos pacientes. Após a extração de dente, são recomendados para a dor os analgésicos, os anti-inflamatórios e antibióticos na prevenção de infecções.
As contraindicações para a extração de dente, causam algumas dúvidas: no caso das gestantes, pode ser recomendado a extração de dente e o feto de supostas infecções, para melhor segurança realizar o procedimento após os terceiro mês de gestação.
Existem casos específicos em que se recomendo pacientes que tenham terminado tratamentos de radioterapia ou quimioterapia a menos de seis meses; diabéticas não compensadas; anemias e leucemia; hemorrágicas; sífilis e tuberculose não tratadas e controladas. Aconselha sempre que necessitar de extração de dente, solicitar diagnóstico profissional para assegurar a integridade de nossa saúde.