USAR O ENXAGUANTE GENGIVITE PARA A SAÚDE BUCAL
Quando nos deparamos com uma inflamação nas gengivas, um incômodo muito grande, causado geralmente por falta de higiene bucal, percebe-se que as gengivas sangram na hora da escovação, além de ficaram inchadas e vermelhas. Por isso, fazer o uso de um enxaguante gengivite para aliviar e dar um frescor momentâneo na boca, mas será que o enxaguante bucal correto é utilizado para o quadro de gengivite? Nessa hora, o desconforto de realizar a higiene bucal se torna muito dolorosa e não fazer a limpeza completa dos dentes, pode levar a uma piora do quadro inflamatório.
Fazer uso do enxaguante gengivite que age como antibacteriano, ajuda a reduzir as bactérias da boca e amenizar as inflamações, até a visita à um dentista que poderá diagnosticar uma doença bucal, uma delas é a gengivite. No início, essa doença é reversível e o profissional poderá, inclusive, orientar o enxaguante gengivite mais adequado para auxiliar no tratamento das inflamações e infecções que possam evoluir, para doenças mais graves.
VÁRIOS PRODUTOS DE ENXAGUANTE GENGIVITE NO MERCADO
Os enxaguantes finalizam a higienização da boca e acabam com as bactérias patogênicas, ajudando na proteção bucal, eles podem ser:
- Específicos para combater placas bacterianas, o mau hálito e o tártaro, com ação de 12 horas;
- Específicos para diminuir sangramento gengival e placa bacteriana, auxilia na prevenção de gengivite e doenças periodontais;
- Específico para controle de sensibilidade em excesso dos dentes, são combinações de enxaguantes com flúor, nitrato de potássio ou cloreto de estrôncio. Seu uso requer acompanhamento profissional de um especialista.
DEVEMOS USAR O ENXAGUANTE GENGIVITE DIARIAMENTE
Ao contrário do que se pensa, os enxágues bucais, apesar de serem vendidos livremente, devem ser usados com moderação. Todos os antissépticos bucais possuem indicações específicas, porém, sua venda sem supervisão, faz com que o enxaguante gengivite estimule seu uso diário, que precisa ser morado. Também é indicado para antes e após cirurgias odontológicas, com a intenção de reduzir riscos de infecções, um ótimo aliado ao combate de bactérias.
Ao escolher o seu enxaguante gengivite, procure por aqueles que contém o Gluconato de Clorexidina, antissépticos bucais. Os enxágues são bons porquematam grande parte das bactérias. Existem bactérias ruins que temos o dever de combater, mas como existem bactérias do bem que compõe a flora natural da boca que auxiliam a digestão e o controle da acidez da boca. Por isso que devemos usar controladamente os enxaguante gengivite com orientação do dentista para não descontrolar as defesas da área bucal.