Causas e tratamentos para dor no maxilar
Uma dor no maxilar está te incomodando? Saiba que a maioria das condições responsáveis por isso tem tratamento, afinal este é um problema bastante comum. Este tipo de dor pode incomodar em muitos momentos do dia a dia, como na hora das refeições, nas conversas e até na hora de dormir.
Procurar conselhos médicos para tratar dor no maxilar é importante pois conviver com esta condição pode acarretar em outros problemas. Afinal, se seu maxilar está doendo, você pode estar mastigando de forma incorreta, e isto pode fazer mal tanto pros seus dentes quanto pra sua mandíbula.
Quer saber mais sobre dor no maxilar e seus tratamentos? Confira abaixo:
O que causa dor no maxilar?
O primeiro passo ao perceber uma dor no maxilar por muito tempo é procurar um dentista. O profissional mais recomendado para isto é o especializado em ortopedia funcional dos maxilares. Além da dor, são sinais de que você deve procurar ajuda profissional:
- Estalos ao abrir a boca;
- Dificuldade e dor ao movimentar a mandíbula;
- Reflexos de dor nos dentes e na face;
- Sentir incômodo ao deitar de lado.
A maioria dos problemas que causam dor no maxilar estão relacionados com a articulação temporomandibular (ATM). Ela é a responsável pelo movimento da mandíbula, bem como a conexão do maxilar com o crânio. Uma condição comum é o bruxismo, caracterizado pela contrações involuntárias dos dentes durante o dia ou enquanto dorme.
Tratando uma dor no maxilar
Os tratamentos para este problema costumam envolver relaxamento dos músculos da face. Isso porque a causa mais comum para problemas de dor no maxilar são condições neurológicas como a ansiedade e o estresse. Terapias ortopédicas, fisioterapia e relaxantes musculares estão entre as práticas comuns para tratar esta dor.
Em casos mais sérios, o maxilar está doendo por causa do posicionamento incorreto dele. Os profissionais da ortopedia funcional dos maxilares costumam ser mais exigidos para tratar crianças, pois é a fase mais fácil de resolver problemas como este. Apesar disso, é possível corrigir o maxilar de adultos. São tratamentos longos, em várias etapas e que podem exigir o uso de aparelhos e cirurgias. Em qualquer caso, mantenha visitas ao dentista, ele pode ajudar a diagnosticar problemas dentários em estágios iniciais, e evitar muito sofrimento.