Sentir dor de dente constante é normal?
Não. Se o seu dente dói, um bom motivo deve ter. Os dentes são formados por cálcio, fósforo e outros minerais, o que fazem deles parcialmente parentes dos ossos, embora não possam ser considerados ossos. Por ficarem dentro da boca, os dentes entram em contato com uma série de alimentos, bebidas e bactérias o tempo todo.
Quando algo está errado nos dentes, a primeira coisa que acontece é sentir alguma dor. A dor é uma resposta natural do corpo para indicar que tem alguma coisa anormal acontecendo em determinada região. No caso dos dentes, a dor pode aparecer devido a, por exemplo:
- Cárie;
- Inflamação da gengiva;
- Infecção do dente;
- Nascimento do siso.
Normalmente, as dores indicam que o problema precisa ser imediatamente tratado com um dentista e aí, entra a responsabilidade do paciente: procurar ajuda. Agora, se mesmo com esse aviso do corpo a pessoa não buscar auxílio de um dentista, se tornará uma dor de dente constante.
Em casos de dor de dente constante a pessoa poderá apresentar casos de febre e precisará ir a um hospital para controlar a temperatura. Mesmo assim, somente um dentista poderá reduzir a dor de dente constante do paciente e para isso, são necessários uma série de exames de imagem para garantir o que está causando essa dor.
Causas da dor de dente constante
Quando há uma dor de dente constante, significa que a camada interna do dente composta por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, a chamada polpa, foi atingida por alguma infecção.
A dor é provocada por um agente agressor que entrou em contato com o nervo do dente fazendo com que o desconforto seja contínuo e, as vezes, ininterrupto. De todas as causa conhecidas para gerar dor de dente constante, a cárie é citada como a principal delas, já que se não for tratada, poderá atingir a polpa do dente, culminando em um problema ainda mais grave. Mas não é só a cárie que pode provocar dor de dente constante:
- Doenças na gengiva;
- Bruxismo;
- Periodontite;
- Retrações gengivais;
- Traumas dentários.
Existem alguns fatores de risco que podem intensificar ainda mais os sintomas de dor, como por exemplo:
- Idade - Crianças e jovens tendem a desenvolver problemas bucais com maior facilidade. Os idosos também possuem esse risco quando o assunto é dor de dente constante.
- Alimentação - Comer bem não ajuda apenas o corpo e a mente, mas também os dentes. Alguns alimentos, como doces e gorduras fazem muito mal ao esmalte dos dentes, corroendo-o até chegar a polpa.
- Escovação inadequada - Escovar de forma errada ou não escovar os dentes é o principal fator para ter dor de dente constante.
Um especialista em dentes
Na Ideal Odonto você terá acesso a um convênio odontológico de excelente qualidade, pensado para atender todo tipo de pessoas com os mais diversos problemas bucais.
Além disso, a rede de dentistas, clínicas e hospitais conveniados ao plano odontológico da Ideal Odonto garantem atendimento onde quer que você esteja.