Dente siso: Nem sempre é preciso extraí-lo
Os dentes siso são os últimos dentes molares que estão de cada lado dos maxilares, além disso são os dentes que nascem tardiamente, na maioria das vezes entre os 16 e 20 anos de idade.
Devido ao fato de serem os últimos dentes que surgem na boca, na maioria das vezes não há espaço suficiente na boca para acomodá-los, diante disso é muito comum que os dentes siso fiquem presos logo abaixo do tecido gengival, prisão essa desencadeada por outros dentes e/ou ossos.
Na medida em que estes dentes vão ficando inclusos podem surgir casos de inchaço ou flacidez do tecido gengival, do mesmo modo que os dentes podem ficar apinhados.
Como é feita a extração dos dentes siso?
A extração dos dentes siso é um tipo de procedimento odontológico muito comum de acontecer. Para isso o dentista pode optar por uma anestesia local ou geral.
Feita a extração do dente siso, é preciso que o paciente morda suavemente um pedaço de gaze no período de 30 a 45 minutos após realizado o procedimento cirúrgico, a fim de estancar todo o possível sangramento que possa o acometer.
É muito comum que haja um pouco de dor ou inchaço nos primeiros dias pós cirurgia de remoção do dente siso, porém ela logo passa.
No entanto, caso haja dores frequentes, febre constante e inchaço é necessário que o dentista responsável pelo procedimento cirúrgico seja comunicado, a fim de passar para o paciente um tratamento que seja mais eficaz.
É importante ressaltar que a extração do dente siso, quando ocasionada em decorrência do apinhamento ou fato dos dentes estarem inclusos no osso não interferem na saúde bucal, nem na mordida como um todo.
Quando é realmente necessário extrair dente siso?
A extração dente siso é recomendada a partir do diagnóstico feito por um dentista. Na maioria dos casos, a extração dente siso é indicada devido ao fato dos dentes estarem entortando os demais. No entanto, há outros casos em que a extração do dente siso é necessária, como:
- Cáries, infecções e periodontite;
- Diabetes;
- Traumas;
- Necessidade de colocação de aparelho ortodôntico.
Ainda no contexto da extração dentária, há casos em que o dentista não precisa retirar o dente siso, mas sim apenas realizar um desgaste de milímetros em alguns dentes para que seja proporcionado um melhor encaixe dentário.
Vale ressaltar que as visitas frequentes ao dentista são essenciais para que sejam diagnosticadas as necessidades ou não de extração de dente siso, além de cuidar da saúde bucal como um todo. A Odonto Cases auxilia nesse processo por meio da disponibilização de planos odontológicos que fazem a cobertura de vários procedimentos, entre em contato e saiba mais!