Como lidar com um dente podre
É o pesadelo de muitos ter um dente podre na sua boca. Nem todo mundo tem instrução e condições para cuidar bem dos dentes, o que pode levar ao acúmulo de placa bacteriana na boca. Por sua vez, as bactérias podem provocar infecções na boca e apodrecer os dentes. Entretanto, existem maneiras de resolver este problema.
Caso se constate um dente podre na boca, não existem métodos para recuperá-lo. Entretanto, existe a possibilidade de extraí-lo e substituição dele por uma prótese dentaria. Este procedimento ocorre por meio de um implante, que imita a coroa do dente e providencia sustentação para a prótese.
Quer saber mais sobre como substituir um dente podre? Confira abaixo:
Procedimentos para substituir um dente podre
O primeiro passo para isso é marcar uma consulta com um cirurgião dentista. Ele poderá diagnosticar se de fato há um dente podre na sua boca, e eventualmente ordenar a extração dele e prosseguir para um procedimento de implante. Esta pequena cirurgia consiste em implantar um pino de titânio diretamente no tecido ósseo da boca, para assim fixar uma prótese dentária sobre ele. A operação ocorre em ambiente controlado com a aplicação de anestesia, e exige alguns cuidados para uma recuperação tranquila. São eles:
- Repouso nos primeiros dias após a cirurgia;
- Consumo de alimentos na consistência líquida ou pastosa;
- Compressas de gelo para conter inchaços;
- Uso de medicamentos analgésicos para diminuir as dores
Caso a extração e o implante ocorram em períodos próximos, você não precisará de um enxerto dentário. Em longos períodos sem o dente, a gengiva imediatamente abaixo dele sofre retração e provoca a perda óssea da região. O enxerto consiste em aplicar fragmentos de osso no espaço destinado a um implante, para que ele não sofra rejeição pelo paciente.
Evitando um dente podre
Para evitar todos esses problemas, você deve cuidar bem dos seus dentes. A ideia é evitar o acúmulo de bactérias, para isso escove-os corretamente três vezes ao dia, além de usar fio dental e enxaguar a boca com antisséptico. Não suma do consultório do dentista, ele pode ajudar a evitar um dente podre e outros problemas. Recomenda-se uma visita a cada seis meses.