É possível curar dor de dente rápido?
Quando chega ao ponto em que a dor de dente já se instalou, isso significa que a polpa dentária foi atingida. É nela onde estão concentrados os vasos sanguíneos e os nervos responsáveis pela saúde do dente.
A intensidade do incômodo pode variar de acordo com a profundidade e a extensão da infecção. Algumas soluções caseiras, como bochechos com água morna e sal e aplicação de gelo na região, até podem curar dor de dente rápido, mas de forma temporária.
Curar dor de dente rápido com o dentista
Conforme a origem da causa do incômodo dentário, o dentista pode recomendar o uso de analgésicos para curar dor de dente rápido. Porém, assim como os bochechos e a bolsa de gelo, eles não tratam o problema definitivamente.
Para isso, é necessário que o profissional investigue a causa da dor para tratá-la o quanto antes a fim de evitar que a situação se agrave.
O que faz o dente doer
São vários os motivos responsáveis por aquela sensação de pressão e latejamento nos dentes.
- Cárie: ela é a principal vilã sem sombra de dúvidas. Como começa silenciosamente, as pessoas demoram a descobrir que estão com o dente careado, indo ao dentista somente quando ela já atingiu o nervo dental;
- Desgaste no esmalte: quando isso acontece, a camada interna do dente fica mais exposta e vulnerável. Isso faz com que o dente fique bastante sensível;
- Bruxismo: esse é o nome que se dá ao hábito involuntário de ranger os dentes quando se está dormindo. Geralmente é colocada muita força no ato, causando dor no dente é até mesmo fraturas no elemento. Dentistas indicam o uso de placas de mordida como alternativa para curar dor de dente rápido nesse caso;
- Gengivite: essa inflamação na gengiva ocorre quando a placa bacteriana se acumula entre o dente e a gengiva. Deve ser tratada com urgência para não evoluir para uma periodontite;
- Dente do siso: inevitavelmente, esse dente causa alguns problemas quando resolve nascer, entre eles a dor. Nesse caso, para curar dor de dente rápido, a extração pode ser a melhor alternativa.
Cuidados com a higiene oral
Para curar dor de dente rápido não há muitas soluções. Mas você pode evitar que ela apareça para que não tenha que se preocupar com esse tipo de situação.
- A escovação ainda é a forma mais eficiente para cuidar da higiene bucal. O processo é simples e barato;
- Utilize religiosamente o fio dental para limpar entre a gengiva e os dentes e o enxaguante para finalizar;
- É proibido negligenciar a língua se você não quer pensar em como curar dor de dente rápido, pois ela contém pelinhos que podem prender bactérias na sua superfície.