A cirurgia ortognática estética destinada para correções faciais
Em uma sociedade que busca cada vez mais pela beleza estética, a oferta dos mais variados procedimentos é uma realidade constante. Procedimentos esses que vão desde cirurgias plásticas até cirurgia ortognática estética. Aliás, você sabe do que se trata a cirurgia ortognática estética? Continue a leitura e fique por dentro do assunto.
O que é a cirurgia ortognática estética?
A cirurgia ortognática estética é um procedimento realizado pelo cirurgião buco-maxilo-facial e tem como objetivo principal fazer uma correção das deformidades que os ossos da região buco-maxilo-facial apresentam para alguns indivíduos, principalmente nos casos de queixo muito para dentro ou muito para fora.
A realização desse tipo de cirurgia é indicada quando há uma diferença muito grande do crescimento do crânio facial em relação as arcadas dentárias e principalmente quando após esse crescimento, o uso de aparelho ortodôntico não apresenta solução para o caso.
Apesar de ser uma deformidade do tipo congênita, a cirurgia ortognática estética só é indicada e possível de ser realizada quando o paciente atinge uma certa maturidade óssea.
Quais as contraindicações para a realização da cirurgia ortognática estética?
As contraindicações para esse tipo de cirurgia, em grande parte, são para os pacientes que apresentam os seguintes problemas:
- Metabolismo ósseo deficitário;
- Diabetes;
- Deficiência mental;
- Cardiopatias muito severas;
- Pacientes em tratamento quimioterápico;
- Discrasia severa sanguínea.
Quais os benefícios da cirurgia ortognática estética?
Os benefícios desse tipo de cirurgia vão muito além de uma melhora no quadro estético, mas atingem resultados positivos como:
- Melhora do trato respiratório;
- Aumento da autoestima;
- Diminuição de problemas gastrointestinais;
- Digestão alimentar facilitada.
Como é feita essa cirurgia?
A cirurgia ortognática estética deve ser feita em um ambiente hospitalar e por um cirurgião buco-maxilo-facial. Para esse procedimento é aplicada uma anestesia geral, além de intubação nasal, feito isso o procedimento é todo realizado dentro da boca, e em casos raros é feito a partir de incisões na pele.
Realizados os cortes e o reposicionamento da maxila e da mandíbula, eles são fixados com uso de placas e parafusos em titânio.
Basicamente o processo de cirurgia ortognática estética é esse, porém o mais importante é o pós cirúrgico onde os pacientes devem fazer um acompanhamento multidisciplinar com profissionais das mais diferentes áreas, uma vez que há uma necessidade de dietas e estímulos musculares e neurosensoriais.
A cirurgia ortognática estética é um procedimento estético que é recomendado pelo dentista que, após avaliar cada caso indica que o paciente procure por um cirurgião buco-maxilo-facial que será responsável pela execução do procedimento. Por isso, visite regularmente o dentista a fim de remediar problemas provenientes da saúde bucal e estética, de maneira rápida e eficiente.