Conhecendo as causas do mau hálito e tratamento
Todo mundo morre de medo de ter halitose, portanto, entender as causas do mau hálito e tratamento correspondente pode te fazer muito bem. O mau hálito causa bastante desconforto pois, além de ser uma condição que não possui uma cura imediata, atrapalha muito o dia a dia. Uma simples conversa para quem tem halitose pode ser uma grande fonte de ansiedade.
A melhor forma de saber mais sobre as causas do mau hálito e tratamento dele é procurar ajuda médica. Existe mais de uma razão para que uma pessoa desenvolve este problema, portanto, muitas opções de tratamento são possíveis. Um profissional é o mais indicado para conduzir este processo.
Quer saber mais sobre as causas do mau hálito e tratamento? Confira abaixo:
Causas do mau hálito e tratamento: dicas e recomendações
Existem dois profissionais que podem diagnosticar e tratar uma halitose. O primeiro a ser procurado é um dentista, visto que a maior parte das causas do mau hálito e tratamento estão relacionadas com a saúde bucal. Nesse caso, um dentista pode combater o problema caso identifique:
- Tártaro;
- Cáries;
- Gengiva inchada;
- Abscessos dentários.
Para cada problema existe uma solução diferente, mas a prevenção é parecida para todos eles. Estas condições são decorrentes do acúmulo de bactérias na boca do paciente. Portanto, o dentista pode executar uma limpeza completa nos dentes, além de tratar eventuais infecções com os medicamentos necessários.
Combatendo a halitose estomacal
O dentista não é o único indicado para as causas do mau hálito e tratamento. Em situações mais raras, a halitose é ocasionada pelo excesso de gases ácidos eliminados no estômago. Esta condição também pode fazer mal para os dentes. Portanto, um gastroenterologista, especialista no aparelho digestivo e seus problemas, é capaz de tratar a halitose.
As principais causas nesse caso são as úlceras, o refluxo e a má digestão. Logo, a melhor forma de combater este quadro clínico é introduzir alimentos mais saudáveis na dieta do paciente. Alimentos como pimentão, carnes gordurosas e fritura devem ser evitadas. Além disso, substâncias como refrigerantes, álcool, cigarro e até café podem provocar a má digestão. Outra alternativa é o consumo de chás digestivos ou de sais de fruta efervescentes.