CÁRIE BRANCA: COMO TRATAR
Uma das doenças que afeta a maior parte da população é a cárie branca, que tem suas causas associadas a uma alimentação desequilibrada e inadequada, um fator agravante da presença de bactérias na boca, da falta de comprometimento e de informação deficiente da higiene bucal para as pessoas, traz por consequência o aparecimento mais frequente de cárie branca.
O aparecimento de manchas ou pontos brancos nos dentes, podem indicar o início de cárie branca, causada muitas vezes pelo excesso de flúor ou alteração do esmalte dos dentes, podendo aparecer tanto nos dentes de leite quanto nos permanentes, demonstrando o início da cárie. Ela pode ser evitada e tratada com idas periódicas ao dentista, que realiza exames e faz uma limpeza profissional. A frequente higiene bucal em casa com a escovação, o uso do fio dental e o limpador de língua, além de não esquecer de manter a boca sempre úmida ingerindo bastante água, que também ajuda na limpeza.
ALGUNS SINTOMAS DA CÁRIE BRANCA:
- Sentir dores no dente ao comer doces;
- Sensibilidade do quente ou frio;
- Mancha branca nos dentes;
- Inchaço e dor na gengiva;
- A presença de furinhos nos dentes.
A cárie branca é uma mancha branca, sinal inicial que está acontecendo um pequeno desgaste no esmalte dos dentes, que também pode ser causada por alimentos que se acumularam próximo das gengivas, estimulando a proliferação de bactérias e placas, que pode estar relacionada ao consumo de doces em excesso.
Nos primeiros sinais dos sintomas, é preciso procurar um dentista para o prévio diagnóstico e a realização de exames, permitindo observar as áreas da boca, para detectar os furinhos nos dentes, que podem significar sinais da cárie branca. Para ver a extensão e a profundidade, por vezes, é solicitada uma radiografia para identificar o problema.
COMO TRATAR A CÁRIE BRANCA
A cárie branca pode ser tratada sem dor, com um gel chamado Papacárie, que é utilizado no consultório do dentista, que aplicada sobre a cárie, aguardando um minuto. Depois, geralmente é feita uma limpeza com uma cureta (instrumento manual), removendo a cárie e o tecido lesionado. O dentista cobre o espaço com uma resina, restaurando o dente.
Esse tratamento é muito indicado para crianças, Idosos e gestantes. Em casos mais profundos e quando a cárie branca está mais evoluída, se opta pela obturação, que pode levar a anestesia local e a remoção da cárie e do tecido lesionado.